crencompetênciassociais.png

Treino de
Competências Sociais

Saiba mais

 



As relações interpessoais saudáveis, através do desenvolvimento de competências sociais contribui para o bem-estar e saúde mental. O Treino de Competências Sociais proporciona um conjunto de experiências, não tendo ocorrido naturalmente ao longo da vida. O objetivo é capacitar, ensinar e desenvolver a pessoa, quer esta se encontre em situação de saúde ou de doença. 

Um indivíduo, ao longo da sua vida, vai interagindo com diferentes pessoas, em diferentes contextos. Isso quer dizer que tem necessidade de se adaptar. Adaptar às características dos diversos ambientes e das pessoas com quem têm que interagir nos mesmos. Para isto, cada indivíduo, teve que desenvolver um leque de competências pessoais e sociais. 

Quando estas adaptações não ocorrem, quando a dinâmica da interação falha, quando as experiências de contacto social são negativas, pode ser um sinal de que existe algum tipo de disfunção associada a factores emocionais, comportamentais, cognitivos e/ou sociais. 

Para facilitar o desenvolvimento e promoção destas competências essenciais à comunicação, interação e por conseguinte ao bem-estar do indivíduo em sociedade, criaram-se os Treinos de Competências Sociais. 

O Treino de Competências Sociais é um método que ensina a desenvolver ou potenciar as competências necessárias à interação social, como a comunicação, a adequação do contacto visual e físico, o recurso aos gestos, a empatia… sendo que o objetivo primordial é modelar e adequar o comportamento apresentado, nas diferentes situações sociais do quotidiano e sem nunca esquecer o contexto cultural do indivíduo.

Tem como público-alvo todo o tipo de pessoas com ansiedade, quadros depressivos, comportamentos disruptivos (agressividade, passividade..), ou simplesmente dificuldade em se relacionar com os outros. Estes treinos permitem que cada indivíduo desenvolva as suas próprias ferramentas através de dinâmicas e atividades estruturadas e são dinamizados por profissionais de saúde. A abordagem poderá ser em grupo ou individual, conforme as necessidades do indivíduo em questão.