Prematuridade
Saiba mais
Definida pelo nascimento de um nado-vivo com idade gestacional inferior a 37 semanas. A sua classificação é baseada em escalões de idade gestacional, podendo distinguir-se prematuros tardios a moderados (nascidos entre as 32 e as 36 semanas de gestação), muito prematuros (entre as 28 e as 31 semanas) e extremamente prematuros (com menos de 28 semanas de gestação).
Visite o website CREN-Psicologia, para mais informação.
Todos os anos nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros (com menos de 37 semanas de gestação). Apesar dos avanços da medicina permitirem que a taxa de sobrevivência destas crianças seja maior, podem existir consequências em vários domínios do desenvolvimento como:
Alterações do desenvolvimento cognitivo (perceção visual, atenção, memória e linguagem);
Atraso do desenvolvimento motor;
Dificuldades de aprendizagem;
Problemas de comportamento.
Foi a pensar nestas crianças e nas suas famílias que a clínica desenvolveu um serviço de apoio à prematuridade, em que técnicos de várias especialidades tentam dar resposta não só às necessidades daqueles cujo nascimento foi prematuro, mas também dos seus cuidadores, tentando esclarecer dúvidas, promover encontros e fornecer-lhes ferramentas que lhes possibilitem ajudar as suas crianças.
Equipa:
Psicólogos;
Fisioterapeutas;
Terapeutas ocupacionais;
Terapeutas da fala;
Psicomotricistas.
Destinatários:
Crianças prematuras e seus cuidadores.
Serviços:
Avaliação neuropsicológica da criança prematura ;
Intervenção neuropsicológica ;
Fisioterapia de desenvolvimento;
Terapia Ocupacional;
Terapia da Fala;
Psicomotricidade ;
Sessões de esclarecimento.