Terapia Da Fala
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Especialidade clínica cuja intervenção é realizada por um terapeuta da fala que é o responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também, às formas de comunicação não verbal.
Quando recorrer à Terapia da Fala?Estágio dos 0-6 meses: o(a) bebé não reage a sons; não sorri; não estabelece contacto ocular.
Estágio dos 6-12 meses: o(a) bebé não emite sons; não reage ao seu nome; não reage a sons familiares.
Estágio dos 12-18 meses: o(a) bebé não brinca; não produz monossílabos; não reage ao interlocutor, olhando ou sorrindo quando brinca com ele; não recorre à imitação.
Estágio dos 18-24 meses: o(a) bebé não compreende instruções simples; apresenta um vocabulário reduzido (entre 4 a 6 palavras); não diz palavras simples.
Estágio dos 2-3 anos: o(a) menino(a) apresenta um vocabulário reduzido (inferior a 200 palavras); não questiona; não constrói uma frase com duas ou mais palavras; tem dificuldade em imitar gestos simples associados a canções infantis; recorre mais a gestos do que a palavras para comunicar.
Estágio dos 3-4 anos: o(a) menino(a) tem um padrão de fala pouco inteligível; não produz frases simples; utiliza frequentemente palavras como “isto” e/ou “coisa” em vez da nomeação correta; tem dificuldade em compreender ordens simples, a não ser que sejam ditas de forma adaptada (muito lentamente e/ou acompanhadas por pistas visuais).
Estágio dos 4-5 anos: o(a) menino(a) omite ou troca sons nas palavras; tem dificuldade em iniciar ou repetir uma palavra; tem dificuldade para contar uma história e/ou para descrever acontecimentos simples, da rotina diária; tem dificuldade em cumprir duas instruções simples; tem dificuldade em falar ou responder a questões relacionadas com o “ontem” ou o “amanhã”.
Estágio dos 5-6 anos: o(a) menino(a) mantém alterações na articulação correta das palavras; utiliza frases mal estruturadas; tem um discurso incoerente, desorganizado; tem dificuldade em manter e explorar um determinado tópico de conversa, com princípio, meio e fim; não consegue dividir as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas; tem dificuldade em discriminar os sons da fala, ou seja, quando ouve “bota” e “mota”, a criança não identifica diferenças nas palavras.