crenpsicomotricidade.png

Psicomotricidade
Saiba Mais

 



A Psicomotricidade estuda a pessoa através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

A psicomotricidade no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância pode ser extremamente relevante. É a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

A psicomotricidade é uma ferramenta muito útil para tratar doenças neurológicas como a Paralisia cerebral, Esquizofrenia, Síndrome de Rett, bebés prematuros, crianças com dificuldades de aprendizagem como a dislexia, com atrasos no desenvolvimento, entre outras.

Objetivos: motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior. Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal. Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários. Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar as suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção. Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima. Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo. Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais. 

A psicomotricidade trabalha o tônus da postura, repouso e sustentação, o equilíbrio, a coordenação motora e a estruturação no tempo e no espaço.